Supremo ordena cancelamento do passaporte de Allan dos Santos

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira, 21, ter recebido um ofício do Supremo Tribunal Federal determinando o cancelamento do passaporte do blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça que atualmente se encontra nos Estados Unidos.


Allan é alvo de diferentes investigações que tramitam no Supremo, como o inquérito das milícias digitais e o das fake news. Foi no bojo do primeiro que o blogueiro teve sua prisão preventiva decretada, mas a ordem ainda está em aberto.


Já houve inclusive pedido para que o nome do investigado seja incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, que lista procurados internacionais dos EUA, o aliado do presidente Jair Bolsonaro segue atacando os ministros do Supremo, tendo participado de ato em frente ao hotel onde magistrados ficaram hospedados em Nova Yorque na semana passada.


A informação sobre o cancelamento do passaporte de Allan dos Santos foi divulgada pelo portal Metrópoles e confirmada em nota pelo Itamaraty.


"O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão pela autoridade emissora. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento", registrou o comunicado da pasta.


O processo da extradição de Allan dos Santos foi marcado por acusações de servidores do Ministério da Justiça, que relataram ter sofrido pressão interna para impedir que o blogueiro seja trazido de volta ao Brasil. A Polícia Federal apura se houve tentativa de interferência indevida no procedimento.



Por: Notícias ao Minuto - História por Estadao Conteudo, Publicado em 22/11/2022 07:00

0 visualização0 comentário