Setembro Amarelo: Paraíba tem ações de cuidado à saúde mental

Programação do Governo da Paraíba e da UFPB foram divulgados à população


(Foto: CNM/Reprodução)


A chegada de setembro representa também a prática de algumas ações de conscientização voltadas à saúde mental. É que, desde 2014, este mês é alusivo à prevenção do suicídio e denominado Setembro Amarelo. Na Paraíba, o governo e também a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) trabalham com ações para alertar a população sobre o que os transtornos mentais podem causar.


O lema geral da campanha para o ano de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial, em parceria com a UFPB, abriu na manhã de hoje a sua programação. A ideia é ter um calendário variado, com promoção de debates sobre o cuidado em saúde mental das populações mais vulnerabilizadas. Foi sugerida também a criação de rodas de conversa, palestras com eventos para a sociedade (fora dos CAPS), no sentido de criar espaços de escuta que mapeiem e potencializem coletivos e redes de apoio e cuidado.


O tema abordado pelo Governo da Paraíba, neste ano, é “Prevenção ao suicídio se faz com fortalecimento de políticas públicas; a interface entre saúde mental e direitos humanos”.


Além da parceria junto ao Estado, a UFPB vai otimizar açṍes ao longo dos três turnos do dia. Tanto no período da manhã, quanto no período da tarde, serão oferecidas atividades como: sessão de biblioterapia, terapia em grupo, avaliação de estresse e escuta psicológica e atendimento psiquiátrico. As atividades serão desenvolvidas pela equipe de saúde mental, composta por psiquiatras, psicóloga, assistente social e enfermeiro.


As inscrições têm início nesta quinta-feira (1º) e se estendem até o dia 05 de setembro, ou até o preenchimento das vagas. Para participar, é necessário preencher um formulário eletrônico correspondente à atividade de interesse. Integram a equipe responsável pela ação profissionais formados em psiquiatria, psicologia, enfermagem e serviço social.


A Prefeitura de João Pessoa também foi procurada, mas, até o fim desta matéria, ainda não havia divulgado a programação completa.


PROGRAMAÇÃO DO GOVERNO DA PARAÍBA


1º de setembro:

Abertura Presencial na UFPB (Auditório CCJ ) Manhã: "Prevenção ao suicídio se faz com fortalecimento de políticas públicas: a interface entre saúde mental e direitos humanos” (9h às 12h) Tarde: Inauguração Espaço Nise da Silveira CAPS AD III Jovem Cidadão


6 de setembro Temática: Saúde mental da População Indígena (14h)


13 de setembro Saúde mental da população em situação de rua (14h)


20 de setembro Saúde mental da população LGBTQIAP+ (14h)


27 de setembro Temática: Saúde mental da população negra (14h)


PROGRAMAÇÃO DA UFPB



Por: Portal T5

0 visualização0 comentário