Resquícios de óleo são encontrados novamente em praias da Paraíba

Manchas de óleo já foram encontradas em pelo menos seis praia. Sudema monitora situação.


Resquícios de óleo nas praias da Paraíba. Foto: Secretaria de Meio Ambiente de Pitimbu/Divulgação


Resquícios de óleo foram encontrados novamente neste fim de semana em pelo menos seis praias do Litoral Sul da Paraíba. De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), os vestígios foram encontradas em pequena quantidade, mas a situação será monitorada.


De acordo com a secretaria de meio ambiente do Conde, os vestígios já foram encontrados nas praias de Carapibus, Praia do Amor e Tambaba.


Em Pitimbu, as manchas já foram localizadas em Praia Bela, Praia Azul e Praia da Guarita.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) de Pernambuco já identificou manchar em pelo menos nove praias. Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.


Óleo nas praias

Em 2019, manchas de óleo atingiram 130 municípios em nove estados do Nordeste e Sudeste. Em 2020, um inquérito preliminar apontou vazamento de petróleo uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira.


Em 2021, a Polícia Federal concluiu as investigações sobre a origem das manchas de óleo que atingiram o litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020. De acordo com o órgão, um navio petroleiro grego foi o responsável pelo derramamento da substância no mar.


Considerando as provas e os demais elementos de convicção produzidos sobre o caso durante os dois anos de investigação, a PF concluiu existir indícios suficientes de que o navio de bandeira grega foi o responsável pelo desastre ambiental.


Com a conclusão, o inquérito policial foi encaminhado para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte e para o Ministério Público Federal para análise e adoção das medidas cabíveis.


Por: Jornal da Paraíba

1 visualização0 comentário