top of page

Paraíba registra 340 casos de picadas de cobras em 2022

Saiba onde buscar atendimento médico após picada de cobra ou outros animais peçonhentos no estado


(Foto: Reprodução/Butantan)


Em 2022, foram registrados 340 acidentes com cobras na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). De janeiro a novembro deste ano, foram 247 casos de picadas de jararaca, 68 de cascavel e 25 de cobra coral.


Nessas situações, é necessário receber um soro antiofídico de tratamento inicial para evitar complicações. Mas você sabe onde encontrar ele na Paraíba?


De acordo com a SES, os locais de referência para o soro antiofídico são: Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos; Hospital Regional de Cajazeiras; Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro.

Medidas de prevenção, especialmente em zonas rurais

  • Utilizar calçados fechados

  • perneiras ou botas de cano alto

  • ficar atento onde pisar ou colocar as mãos para se apoiar

  • não mexer em buracos no chão ou em troncos de árvore sem proteção;

Recomendações

Em caso de acidente, é preciso lavar a região da picada com água e sabão, manter o local da picada em posição confortável e levar a vítima para atendimento médico. Não fazer cortes ou torniquetes no local, manter o paciente deitado e hidratado e jamais aplicar qualquer tipo de substância como álcool, borra de café, vinagre, urina, entre outros.


Por: Redação Portal T5 - Publicado em 22/11/2022 15:37

0 visualização0 comentário
bottom of page