Paraíba poderá receber kits para diagnóstico da varíola dos macacos; secretária de saúde diz...

Em caso de suspeita doença, a orientação das autoridades sanitárias é usar máscara e realizar a limpeza frequente dos ambientes.


Resultado do exame pode levar até 20 dias (Foto: Agência Brasil)


A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, informou que a Anvisa liberou ontem (29), 24 mil kits para diagnóstico da varíola do macaco para todo o Brasil. Ela alertou que não há confirmação de se a Paraíba irá receber os kits, mas informou que o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba) está apto a fazer esse diagnóstico. "Atualmente levamos de 15 a 20 dias para receber os resultados", lamentou.


Ainda de acordo com a secretária, não há data para início da vacinação e também não se sabe qual público alvo será priorizado. Por isso, a melhor alternativa no momento é tentar se proteger, o que é possível com medidas simples de higiene no cotidiano. "Precisamos contar com a população para reduzir a transmissibilidade e isso é possível através do conhecimento. Profissionais de laboratório que lidam diretamente com as secreções dos pacientes devem ser priorizados na vacinação", argumentou a secretária.


Em caso de suspeita doença, a orientação das autoridades sanitárias é usar máscara e realizar a limpeza frequente dos banheiros de casa, usar lençóis limpos e toalhas descartáveis. Para limpeza dos ambientes, basta diluir uma colher de sopa de agua sanitária para cada litro de água e utilizar a mistura.


"Não é momento de pânico, mas é importante que, diante da suspeita com febre e manchas no corpo, deve-se procurar uma UPA, uma USF ou um hospital regional", alertou.


Por: ClickPB

0 visualização0 comentário