Entre eles, um médico acusado de peculato e um motorista de ônibus escolar da Prefeitura de Bayeux acusado de estupro. Todos os presos possuíam vínculos com órgãos públicos.
Por redação ClickPB

A Operação Sagres realizada em conjunto com o Gaeco e a Polícia Militar prendeu oito pessoas nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Pitimbu. As prisões aconteceram na manhã desta segunda-feira (8), por meio do cruzamento de bancos de dados para identificar foragidos. Ao todo, até o final da manhã, oito foragidos tinham sido capturados.
A ação faz parte de uma força-tarefa coordenada pelo Gaeco para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto contratados pelo poder público, em prefeituras, câmaras de vereadores e no Estado.
Entre eles, um médico acusado de peculato e um motorista de ônibus escolar da Prefeitura de Bayeux acusado de estupro. Todos os presos possuíam vínculos com órgãos públicos.
Estas prisões estão sendo viabilizadas pelo uso do APP SADEP , um algoritmo para detecção de foragidos. Para localizar os acusados o aplicativo faz o cruzamento dos dados os investigadores utilizando um Sistema Automatizado de Detecção de Possíveis Paradeiros de Foragidos (SADEP), através de algoritmos.
Operação Algoritmo usa cruzamento de bancos de dados para identificar suspeitos e polícia prevê mais prisões em breve na Paraíba
Operação do Gaeco e Polícia Militar prende um médico e um motorista de ônibus escolar da Prefeitura de Bayeux acusado de estupro
Confira os nomes:
- Everton Camilo Vasconcelos da Nóbrega - Peculato lei 2848 ART. 312 (médico anestesiologista - Prefeitura de Bayeux)
Manoel Matias de Oliveira - Estupro Lei 2848, ART. 217 (agente comunitário de saúde - Pref. de Bayeux)
Anita Garibalde Gomes de Pinho - Estelionato lei 2848 ART. 171 (pensionista da Pref. de João Pessoa)
Esdras Menezes da Costa - Pensão Alimentícia (motorista da Pref. de João Pessoa)
Antônio Fernandes de Oliveira Filho - homicídio lei 2848, 121 (servente de pedreiro da Prefeitura de João Pessoa)
Eriton Lira Araújo - lei 2848 ART. 121 e ART. 29 (agente de trânsito da Prefeitura de Pitimbu)
Polícia prende acusado de estuprar os filhos de três e sete anos; uma das crianças pediu socorro por cartas
Operação Maria da Penha mobiliza todos os batalhões e companhias da Polícia Militar da Paraíba e cumpre 48 mandados de prisão
Operação Maria da Penha já prendeu mais de 20 suspeitos de crimes contra mulheres na Paraíba na manhã de hoje
Programa Patrulha Maria da Penha da Paraíba concorre ao Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Criança de dois anos de idade apresenta melhora, mas segue internada em UTI; polícia investiga suposto abuso sexual
O Sindicato dos Agentes de Trânsito da Paraíba (Sinafit-PB) se manifestou a respeito da prisão do declarado agente com atuação na Prefeitura de Pitimbu. De acordo com o sindicato, não se trata de servidor efetivo e de carreira, o que o impossibilita de executar a função, já que tanto o Código de Trânsito Brasileiro, por meio da Lei Federal de N° 9.503, de 23 de setembro, de 1997, assim como a Lei Federal 14.229, de 21 de outubro, de 2021, estabelecem que, para ser Agente de Trânsito, precisa ser servidor efetivo e de carreira. Sendo assim, o Sindicato esclarece que a função exercida pelo funcionário público do município de Pitimbu estava sendo executada dentro da ilegalidade e que, inclusive, o Sinafit já havia entrado com um inquérito civil de N° 066.2018.000769, no Ministério Público da Paraíba (MPPB), denunciado o caso. Além disso, existe um processo de N° 10908, de 2018, e um parecer de N° 00082, de 2019, relacionado ao assunto, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedindo a retirada dos prestadores de serviço público ou comissionados que exercem a função de Agente de Trânsito cabível apenas aos servidores concursados e de carreira do órgão executivo de trânsito do município.
O Sinafit-PB ainda informa que o município de Pitimbu chegou a realizar concurso público para o cargo de Agente de Trânsito, conforme Edital 001, de 15 de junho de 2020, mas que, até o presente momento, nenhum dos candidatos aprovados foi convocado para executar a função.