DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA EM TODAS AS UBSS



Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde vai promover mais um Dia D de vacinação contra a febre amarela. Pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos devem procurar uma unidade básica de saúde do munícipio, na zona urbana ou rural, e receber o imunizante.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, de etiologia viral, que ocorre essencialmente nas áreas tropicais da América do Sul e África subsaariana, apresentando alta letalidade, que varia de 20 a 50% nas formas graves.

A enfermidade pode ser prevenida pela vacina, que passou a ser ofertada na rotina de vacinação no Nordeste. A medida considera o fato de, nos últimos anos, ter havido aumento do risco de ocorrência em centros urbanos, decorrente da expansão da densidade e distribuição urbana do Aedes aegypti, o que levou os órgãos de saúde pública do Brasil a considerar a ampliação da vacinação para todo o país.

“Visamos aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. Temos como objetivo principal manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adultos”, explicou o secretário de Saúde Luciano Carneiro.

0 visualização0 comentário