ATENÇÃO: Secretaria de Saúde convoca pessoenses para atualizarem Cartão SUS com números 1,2,8.



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está convocando os moradores da cidade de João Pessoa para atualizar os Cartões SUS que iniciem com os números um (1), dois (2) e oito (8). Essas pessoas devem comparecer à sede do serviço, localizado na Avenida Rui Barbosa, bairro da Torre, com os documentos pessoais em mãos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.


A atualização é necessária para que o usuário tenha acesso integral aos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde, uma vez que esses cartões foram emitidos há bastante tempo e algumas informações não constam no sistema. Dessa forma, estão sendo convocados todos os residentes da Capital, que tiveram suas solicitações de consulta/exames/cirurgias não inseridas no Sistema de Regulação pelos polos distritais de digitação em virtude de necessidade de atualização de cadastro.


“Pessoas que tenham Cartão SUS iniciado por qualquer outro número, comumente iniciado com sete (7), ou não tenham sido avisados sobre em sua Unidade de Saúde, não precisam realizar a atualização. Aqueles que fizeram a emissão do cartão de forma online, durante a pandemia, também não precisam atualizar ou reemitir os cartões, pois estes seguem válidos”, orientou a coordenadora do Cartão SUS, Aline Melo.


Para atualização do documento é necessário ter em mãos documento de identidade com foto – sendo válido RG, CNH, carteira de trabalho – CPF e um comprovante de residência de João Pessoa, no nome do usuário. Para casos de menores de idade é preciso documento de identidade com foto de um dos pais, comprovante de residência de João Pessoa em nome de um dos pais e certidão de nascimento ou RG do menor.


São válidos como comprovante de residência contas de água, energia, internet, faturas de cartão de crédito ou de lojas de departamento. “Na inexistência desses documentos no nome do usuário para comprovação de residência, ele deve procurar a Unidade de Saúde da Família onde é cadastrado e atendido para a emissão de uma declaração de residência pela equipe da USF. No dia que for à sede do Cartão SUS é preciso levar além da declaração, um comprovante com o endereço da moradia”, orientou Aline Melo.


Para dúvidas ou outras informações, o usuário pode ligar para o número 3214-7941.

Cartão SUS – O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. Com esse registro, é possível ter acesso aos serviços de saúde de forma mais dinâmica, o que permite a identificação dos usuários nas ações e serviços de saúde por meio de um número único para cada cidadão.


Mesmo as pessoas com plano de saúde privado precisam ter o CNS, uma vez que serviços básicos, como vacinação, só acontecem mediante a apresentação do Cartão, tanto para adultos, quanto para crianças.

SECOM-JP

0 visualização0 comentário